top of page

Bandeira Vermelha

Desde o final do século XVIII a bandeira vermelha se tornou, sistematicamente por todo mundo, um símbolo que representa o sangue de todos os que tombaram na luta por uma sociedade mais justa e humana, um signo da luta por transformações sociais. Por conta disso, a bandeira vermelha tornou-se a flâmula carregada por diversos movimentos, partidos, tendências e correntes progressistas, representando as mais altas aspirações de diversas sociedades. Ela foi hasteada pelos revoltosos da  Primavera dos Povos em 1848, foi erguida como símbolo da nova formação social  que se esboçava na Comuna de Paris em 1871 e também estava presente nas lutas do povo russo durante a Revolução de 1917.

​

E é por nos considerarmos, também, herdeiros dessa luta que esta página leva esse nome tão representativo, ainda mais em um ano significativo como o de 2017, o ano de aniversário de 100 anos da Revolução Russa, um fenômeno importantíssimo para a esquerda mundial, uma experiência histórica que tem muito a nos ensinar ainda.

​

Ao mesmo tempo, vivemos dias tempestuosos no Brasil e no mundo, e atravessamos um período de transformações, em que novas forças políticas estão emergindo enquanto outras se desgastam, sinalizando o fim de um ciclo e o início de outro. E é neste cenário de ebulição política e social que pretendemos mirar nossas análises e debate, visando entender melhor o quadro que se desenvolve e as suas projeções.

​

Nesse sentido, o Bandeira Vermelha pretende ser um espaço para discussões e debates abertos e francos, onde iremos publicar contribuições de vários e várias camaradas de diversas tendências dentro da esquerda e dos movimentos progressistas, pois pretendemos contribuir para a compreensão da atual conjuntura que se desenha, além de auxiliar na luta ideológica travada atualmente, batalha esta, extremamente importante. Tudo isso, obviamente, dentro das nossas possibilidades.

​

Porém, como não é só de luta política, ideológica e teórica que vive o homem, o site também terá espaço para o que acontece no mundo da cultura e da arte em geral, tais como cinema, literatura e música.

​

​Todas as contribuições dentro desse alinhamento são bem-vindas. A contribuição de qualquer corrente ou tendência que erga a bandeira vermelha, do anarquismo ao marxismo, será bem vinda!


Nossos corações sempre serão vermelhos! 

Email para contato: bandeiravermelha1871@gmail.com

​

Gely Korzhev (1925 - 2012) - “Picking up the Banner"

bottom of page